segunda-feira, 9 de julho de 2012

Associação da Quixaba tem projeto de leitura premiado

A Fundação Pedro Calmon convidou, nesta semana, 06 de julho de 2012, a diretoria da Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Quixaba para participação na cerimônia de premiação dos pontos de leitura da Bahia.
Nossa entidade receberá apoio para o projeto PONTO DE LEITURA LETRAS DO SERTÃO: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PROFESSOR PAULO FREIRE, que é uma iniciativa voltada para a leitura, surgida em 2006 e de lá pra cá vem tentando incentivar a leitura na comunidade.
Foi iniciada na gestão de Sônia de Gertrudes, nossa secretária, que se licenciou pra se candidatar a vereadora pelo PT em 2012. Foi ela que teve a ousadia de acreditar na leitura como superação das adversidades da juventude pobre. Segundo ela, a leitura e a educação representam um caminho para uma futura geração com mais esperança e alegria.
Mas ela não fez sozinha. Teve o apoio do professor Evandro, de Edijane, que construíram o texto e a metodologia da proposta; de Toninho e Verbena, que construíram a planta do espaço da Biblioteca; de Wilson do PT, que - junto com Sônia e Evandro - ajudou a mobilizar para a primeira reunião, que aconteceu em novembro de 2006; Teve o apoio também da comunidade, que se envolveu na construção do espaço, através de mutirões comunitários; de tantas outros apoiadores, que doaram livros, como Carlinhos do BB, Everton de Cida, o Ministério da Cultura e a Fundação Biblioteca Nacional, dentre outros.
O projeto será retomado e, desta vez, conta com uma equipe formada por um(a) agente de leitura, um(a) professor(a) de informática, um(a) professor de capoeira, um(a) pedagogo(a) e um(a) coordenador(a). Assim, nos próximos dias veremos as primeiras oficinas de capoeira, informática, cinema comunitário e leitura, todas realizadas de forma gratuita.
Valeu Sônia,
Valeu Evandro,
Valeu apoiadores!!!
É assim que se controi o futuro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário