terça-feira, 12 de junho de 2012

Projeto da EBDA impulsiona criação de galinhas caipiras

O mercado alternativo de criação de aves é uma fonte extra de renda para homens e mulheres no campo. Nesse contexto, o ‘Projeto de Fomento para Criação de Aves’, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretária da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), fortalece a estrutura, a logística e a conservação produtiva do sistema.
Segundo a zootecnista e chefe do Departamento de Desenvolvimento de Pecuária (DDP) da empresa, Isa Porto, o incentivo à avicultura caipira familiar, com o uso de tecnologias específicas e assistência técnica, garantirá suporte aos produtores, “nesse momento em que todos trabalham para garantir a sustentabilidade da agricultura familiar”.
Para implantar criatórios que impulsionem a exploração da atividade no semiárido da Bahia, a criação de galinhas caipiras em comunidades rurais é mais uma alternativa de atividade para melhorar a renda de agricultores familiares. Em regiões mais vulneráveis de adversidades climáticas, os animais podem servir como fonte de renda, por meio da venda da carne e de ovos, e de alimentação para os criadores.
Com esse projeto, a EBDA pretende proporcionar um aumento de 400 toneladas na produção de carne, e de 562 mil dúzias de ovos caipiras, no primeiro ano do projeto. A criação das aves será dentro do sistema semi-intensivo, no qual os animais ficam soltos durante o dia, no piquete, e são recolhidos à noite, no galinheiro. Este sistema é ideal para a produção de alimentos saudáveis e atende ao consumidor que procura por estes produtos.
Manejo alimentar
Técnicos da EBDA responsáveis, em cada município, pelo cadastramento do público a ser atendido fazem a instalação dos criatórios e treinamentos para orientar os agricultores familiares sobre o manejo alimentar e sanitário dos animais. A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestada por meio de visitas aos estabelecimentos rurais é uma das principais atividades. “Nas instruções alia-se rigorosamente tecnologia para um bom desempenho da atividade e a correta instalação de galinheiros e piquetes, e também de bebedouros, comedouros e ninhos, necessários para a criação de galinhas”, explica o médico veterinário, Genival Magalhães.
Atividade tem baixo custo de produção para agricultores familiares
A contribuição da agricultura familiar para o Produto Interno Bruto (PIB) baiano é de 11%. Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que a Bahia é o estado com o maior número de agricultores familiares. São 665 mil propriedades rurais, número que corresponde a 87% dos empreendimentos agropecuários.
Todos esses números mostram o potencial do programa na vida dessas pessoas. “Um grande número de agricultores familiares trabalha com avicultura e a EBDA vem incentivando essa atividade, principalmente nesse período de estiagem, buscando agregar valor à produção, visando mais uma alternativa de renda para o agricultor familiar. A criação dessas aves é uma alternativa viável, pois entre outras vantagens, é uma atividade de baixo custo de produção”, diz o presidente da EBDA, Elionaldo Teles.
Além de todos os benefícios, a previsão é que sejam atendidas dez mil famílias, até dezembro, em 50 municípios no estado. Oito mil criarão aves de corte e duas mil, de postura, para produção de ovos de boa qualidade. Para cada família, a empresa disponibilizará 25 pintos. No total, serão distribuídos 50 mil pintainhos de postura e 200 mil de corte, além da disponibilização de insumos - ração, vacinas, bebedouros e comedouro.

FONTE: SECOM - SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DA BAHIA. DISPONÍVEL EM:  http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2012/05/26/projeto-da-ebda-impulsiona-criacao-de-galinhas-caipiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário